segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Etapas das atividades com materiais manipulativos



          Nas atividades que são desenvolvidas com materiais manipulativos, DIENES (1972) sugere algumas etapas para serem seguidas para garantir a aprendizagem:
1.º – Noção do meio: Nesta etapa o professor deve ter bem fixo o conceito de aprendizagem como a capacidade de adaptação a um determinado meio. Ë preciso criar um meio artificial, destinado à aprendizagem de um conjunto qualquer de noções matemáticas;
2.º – Regras do jogo: Inicia-se introduzindo vários jogos, cujas regras no início são impostas, para mais tarde a criança criar as suas próprias;
3.º – Abstração: Sugere-se vários jogos semelhantes para que através das regras da etapa acima (concreta) a criança realize abstração. Mas é importante frisar que a criança ainda não tem condições de utilizar esta abstração;
4.º – Processo de representação: A criança fala do que abstraiu, na etapa acima, examina outros jogos e consegue refletir sobre estes;
5.º – Descrição da representação (linguagem): Cada criança cria sua própria linguagem, criando axiomas, e mais tarde discute com o resto do grupo qual a melhor linguagem a ser adotada;
6.º – Regras do jogo de demonstração (teoremas): Após concluir-se qual a melhor linguagem adota-se como regra. Nesta etapa pode-se dizer que a criança conseguiu atingir a noção lógica Matemática, pois formulou teoremas.

Referência:

DIENES, Z. P. As seis etapas do processo de aprendizagem em matemática. São Paulo: EPU, 1972.


 

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