Nas
atividades que são desenvolvidas com materiais manipulativos, DIENES (1972)
sugere algumas etapas para serem seguidas para garantir a aprendizagem:
1.º – Noção do
meio: Nesta etapa o professor deve ter bem fixo o conceito de aprendizagem
como a capacidade de adaptação a um determinado meio. Ë preciso criar um meio
artificial, destinado à aprendizagem de um conjunto qualquer de noções
matemáticas;
2.º – Regras
do jogo: Inicia-se introduzindo vários jogos, cujas regras no início são
impostas, para mais tarde a criança criar as suas próprias;
3.º – Abstração:
Sugere-se vários jogos semelhantes para que através das regras da etapa acima
(concreta) a criança realize abstração. Mas é importante frisar que a criança
ainda não tem condições de utilizar esta abstração;
4.º – Processo
de representação: A criança fala do que abstraiu, na etapa acima, examina
outros jogos e consegue refletir sobre estes;
5.º – Descrição
da representação (linguagem): Cada criança cria sua própria linguagem,
criando axiomas, e mais tarde discute com o resto do grupo qual a melhor
linguagem a ser adotada;
6.º – Regras do jogo de demonstração
(teoremas): Após concluir-se qual a melhor linguagem adota-se como regra. Nesta
etapa pode-se dizer que a criança conseguiu atingir a noção lógica Matemática,
pois formulou teoremas.
Referência:
DIENES, Z. P. As seis etapas do processo de aprendizagem em matemática. São Paulo: EPU, 1972.
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