1.ª atividade
O primeiro contato com as réguas deve ser uma
brincadeira, para que os estudantes façam o reconhecimento físico da peças. Desta maneira, elas poderão perceber os atributos (cor, tamanho) do material sem que haja orientação prévia.
Peça para os estudantes construírem casinhas,
pontes, pistas, trenzinhos, etc.
2.ª atividade
O reconhecimento das cores é essencial para a
compreensão das Réguas Numéricas. O avanço desta percepção, pelos estudantes,
pode ser feito com a ajuda de atividades lúdicas ou jogos.
Por exemplo:
Solicite que as construções sejam feitas com cores
específicas:
“Faça uma casinha utilizando somente as peças
vermelhas.”
“Faça um carrinho utilizando apenas as peças
amarelas.”
“Faça um trenzinho utilizando apenas as peças
verdes.”
Nesta atividade as crianças serão estimuladas a
observarem além do reconhecimento das cores a relação entre as cores e a
numeração das réguas.
3.ª atividade
Pergunte aos estudantes o que as réguas têm de igual
e de diferente.
É preciso que as crianças percebam que as réguas são
diferentes na medida, tamanho, quantidade de quadradinhos, mas que algumas peças
possuem a mesma cor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário