segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Atividades iniciais com as Réguas Numéricas



1.ª atividade
O primeiro contato com as réguas deve ser uma brincadeira, para que os estudantes façam o reconhecimento físico da peças. Desta maneira, elas poderão perceber os atributos (cor, tamanho) do material sem que haja orientação prévia.
Peça para os estudantes construírem casinhas, pontes, pistas, trenzinhos, etc.

2.ª  atividade

O reconhecimento das cores é essencial para a compreensão das Réguas Numéricas. O avanço desta percepção, pelos estudantes, pode ser feito com a ajuda de atividades lúdicas ou jogos.
Por exemplo:
Solicite que as construções sejam feitas com cores específicas:

“Faça uma casinha utilizando somente as peças vermelhas.”
“Faça um carrinho utilizando apenas as peças amarelas.”
“Faça um trenzinho utilizando apenas as peças verdes.”

Nesta atividade as crianças serão estimuladas a observarem além do reconhecimento das cores a relação entre as cores e a numeração das réguas.

3.ª atividade

Pergunte aos estudantes o que as réguas têm de igual e de diferente.
É preciso que as crianças percebam que as réguas são diferentes na medida, tamanho, quantidade de quadradinhos, mas que algumas peças possuem a mesma cor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário