As réguas numéricas foram
introduzidas no Brasil no final da década de 90, com a finalidade de facilitar
a compreensão da quantidade contínua para se ensinar números. Essas réguas têm
repartições ao longo de sua extensão, demonstrando concretamente as quantidades
descontínuas [1] dentro das contínuas [2].
As réguas numéricas darão
significado aos conceitos de adição e subtração, composição dos números de 1 a 10, além de contribuir para
desenvolvimento do cálculo mental.
O objetivo primordial das réguas é propiciar
a decomposição dos números até 10.
A exemplo, o número 8 resultará das seguintes
combinações das réguas 7 e 1, 6 e 2, 5 e 3, 4 e 4. Essas combinações deverão
ser verificadas comparando-as com a régua de número 8. Ao manipular essas
réguas, o aluno vivenciará a formação das adições até 10.
Nessa fase a memorização dessas adições
deve ser mais sistemática. Mesmo que a criança aprenda de forma lúdica, já deve
ter mais segurança nas respostas, sem ter que recorrer à contagem nos dedos ou
a outros artifícios.
[2] Quantidade de natureza contínua: o que pode ser medido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário