segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Um pouco sobre as réguas numéricas



As réguas numéricas foram introduzidas no Brasil no final da década de 90, com a finalidade de facilitar a compreensão da quantidade contínua para se ensinar números. Essas réguas têm repartições ao longo de sua extensão, demonstrando concretamente as quantidades descontínuas [1] dentro das contínuas [2].


As réguas numéricas darão significado aos conceitos de adição e subtração, composição dos números de 1 a 10, além de contribuir para desenvolvimento do cálculo mental.
O objetivo primordial das réguas é propiciar a decomposição dos números até 10. A exemplo, o número 8 resultará das seguintes  combinações das réguas 7 e 1, 6 e 2, 5 e 3, 4 e 4. Essas combinações deverão ser verificadas comparando-as com a régua de número 8. Ao manipular essas réguas, o aluno vivenciará a formação das adições até 10.
Nessa fase a memorização dessas adições deve ser mais sistemática. Mesmo que a criança aprenda de forma lúdica, já deve ter mais segurança nas respostas, sem ter que recorrer à contagem nos dedos ou a outros artifícios.

[1] Quantidade de natureza descontínua: o que pode ser contado.
[2] Quantidade de natureza contínua: o que pode ser medido.

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